NEWSLETTER

Deseja receber newsletter?

ENVIE SEU DEPOIMENTO

Imagine e Realize!

11 2379.7975
11 2379.7976

realize@escolaarteideal.com.br

Desenhando com o lado direito do cérebro

Lados do cérebro Segundo pesquisas psicobiológicas, o hemisfério direito do cérebro é o lado ligado à fantasia e as interpretações não verbais, mais intuitivas, metafóricas, atemporais, emotivas e holísticas. É o lado cerebral ao qual atribuem o sentido de oportunidades, melodia, criatividade e arte.

Já o o hemisfério esquerdo do cérebro condiciona uma interpretação baseada na realidade, lógica, temporal, aritmética e dedutiva. É o hemisfério responsável pela compreensão das palavras e formulação dos meios de comunicação verbal.

Com o passar dos anos, os neurocientistas constataram que ninguém usa somente o lado direito do cérebro para desenhar, que as atividades humanas tendem a privilegiar a utilização de um hemisfério específico do cérebro, todavia, a utilização varia de acordo com a necessidade do indivíduo. Isso pode ser observado em casos de pessoas que lesionam determinada área do cérebro ligada a um tipo de atividade e mesmo assim conseguem desenvolver sua capacidade de realização.

De qualquer forma, é notável a mudança da capacidade de desenhar em pessoas que praticam exercícios de desenvolvimento do lado direito do cérebro para o desenho, como é exposto no livro “Desenhando com o Lado Direito do Cérebro” da autora e artista Betty Edwards.

Desenhando olhos

Pessoas que desenham usando mais o lado cerebral intuitivo não analisam o que estão desenhando em um nível lógico. Se  estão desenhando olhos, por exemplo, não associam o desenho a forma real, eles simplesmente pensam nas combinações de traços a ser usada, na formação de sombra e formas.

A prática de desenhar se torna uma atividade que requer menos esforço motor e passa a exigir uma nova  visão, menos realista e interpretativa e mais focada na simples formação dos elementos do desenhos.

Ao permitirmos que o lado direito do cérebro se manifeste mais que o esquerdo, podemos passar horas desenhando sem notar, pela percepção atemporal desse hemisfério e passamos a encarar a arte de desenhar de forma mais fácil, dinâmica e intuitiva, sem procurarmos explicações e interpretações por trás do que estamos realizando.

Você também pode se surpreender criando desenhos inovadores com a combinação do lado direito com o esquerdo do cérebro.  A Escola Arte Ideal oferece cursos de desenhos exatamente com esse objetivo, procurando formar artistas completos. Para isso, contamos com um corpo docente qualificado e com muita experiência, como o professor Luis Henrique Ribeiro, que já realizou desenhos para a Marvel Comics.

Confira as nossas próximas turmas e realize nosso curso de férias de Desenho Básico!
Desenho de olhos